border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

 

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Sigla: ES
Gentílico: espirito-santense

 

O Espírito Santo se localiza a leste da Região Sudeste e integra com os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo a chamada Faixa de Desenvolvimento da Região Sudeste.

Alguns dos principais portos do Brasil estão no Espírito Santo, tais como Vitória, Tubarão, Ubu, Capuaba. Seu complexo portuário é considerado um dos mais eficientes do país, escoando produtos do estado e do outras regiões. Vitória, por ter um porto bem equipado e preços competitivos, se tornou a principal porta de entrada de veículos no mercado brasileiro.

Outra importante fonte de renda do estado é a cafeicultura, cujas lavouras produzem cerca de 20% do total nacional, gerando por volta de 500 mil empregos. O Espírito Santo também produz e comercializa diferentes tipos de frutas, favorecido pelos climas tropical e temperado.

O problema da falta de energia afeta a expansão do setor industrial, uma vez que o Espírito Santo gera apenas 18% do total que consome. O estado possui oito áreas para exploração de petróleo, embora produza apenas 1% do total produzido no país, ao contrário do que arrecada com a extração de mármore e granito ornamentais, ocupando a liderança nacional no setor.

Pontos Turísticos
Guarapari, conhecida pelas praias de areia monazítica
Itaúnas, famosa pelas dunas de areia, que chegam a 30m de altura


Capital Vitória


Fatos Históricos


A capitania do Espírito Santo foi criada em 1534, tendo sido Vasco Fernandes Coutinho seu primeiro donatário. O cultivo da cana-de-açúcar se desenvolve com rapidez. A produção e a exportação de açúcar nos inúmeros engenhos passa a ser a principal atividade econômica da capitania. A presença de piratas franceses e os ataques de parte da população indígena local provocaram a mudança da sede da capitania, Vila Velha, para Vila Nova, atual Vitória. Os problemas com os índios diminuíram com a chegada do padre José de Anchieta e outros jesuítas, em 1587. As invasões holandesas e o crescimento da mineração de ouro e diamante em Minas Gerais, nos séculos XVII e XVIII, provocaram o declínio da economia canavieira.

A recuperação da economia do Espírito Santo se deu com o cultivo do café e o trabalho de imigrantes europeus. A produção e comercialização do café promoveram o desenvolvimento do estado, que investiu na construção de estradas de ferro e melhorias de infra-estrutura. Na década de 30, o preço do café cai. Mesmo assim, continua a desempenhar, ao lado da cana-de-açúcar, importante papel na economia do estado.

A instalação, nos anos 70, de grandes projetos industriais voltados para a exportação, como as empresas estatais Companhia Vale do Rio Doce e Companhia Siderúrgica de Tubarão, traz benefícios à economia do Espírito Santo. Ainda assim, o estado continua a investir na agricultura, o que permite um rápido crescimento econômico.

Dados Gerais

Localização: Região Sudeste
Área: 46.047,30 km2
População:  3.097.232
Relêvo: baixada litorânea (40% do território) e serras (interior)
Ponto mais elevado: pico da Bandeira na serra do Caparaó (2.889.8 m)
Rios principais: Doce, São Mateus, Itaúnas, Itapemirim, Jucú
Vegetação: floresta tropical, vegetação litorânea
Clima: tropical
Hora local: horário de Brasília
Capital: Vitória
População: 292.304
Data de fundação: 8/9/1551
 

Dados estatísticos, visite o site:http://www.ibge.gov.br/



Genealogia

Contamos com a sua ajuda!!!

Bento Freire
Francisco Freire da Fonseca 
Francisco Lopes Freire
Francisco Freire da Fonseca
João Freire
José Antonio de Alvarenga Barros Freire
José de Mello Carvalho Muniz Freire
Luiza Freire
Manuel Freire de Andrade
Salvador Guilhães Freire

Essas e outras Genealogias estão disponíveis nos arquivos do Grupo.
Associe-se para ter acesso a todas elas e colabore conosco, juntando-se à todos nós.

Associação Gratuita