border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

 

DISTRITO FEDERAL
Sigla: DF
Gentílico: brasiliense

 

O Distrito Federal se localiza no Planalto Central, no coração do Centro-Oeste brasileiro. É a única unidade da federação que não é estado e não possui municípios. É território autônomo, dividido em regiões administrativas - as cidades-satélites - , que dependem economicamente de Brasília.

A principal atração do Distrito Federal é exatamente Brasília, a capital federal e sede do governo. Em Brasília estão o Palácio do Planalto, sede do governo federal, o Palácio da Alvorada, residência presidencial, o Congresso, o Superior Tribunal Federal, os ministérios, embaixadas. A capital federal foi declarada patrimônio cultural da humanidade por seu valor arquitetônico, pela Unesco, em 1987. Além da arquitetura, a característica mais forte de Brasília é a diversidade cultural, com o encontro de variados sotaques e costumes.

A criação do Distrito Federal, há 42 anos, mudou a paisagem e a economia da região. Os estímulos fiscais têm proporcionado a expansão na área da construção civil, bem como o aumento significativo dos negócios ligados à tecnologia de ponta.

O Distrito Federal tem mais de 20% da população economicamente ativa desempregada, embora seja o detentor da maior renda per capita do Brasil. E possui, na área educacional, de acordo com o IDH-índice de desenvolvimento humano, os melhores índices de escolaridade.


Capital do Brasil - Brasília

Fatos Históricos


Transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país foi uma proposta apresentada por José Bonifácio, incluída na Constituição de 1891. A idéia, apoiada por personalidades de diversos segmentos da sociedade, à época, tinha por objetivos ocupar terras pouco povoadas e abrir novas frentes de desenvolvimento.

Brasília teve planejamento arquitetônico de Oscar Niemeyer e urbanístico de Lúcio Costa. Construída com o trabalho de 30 mil operários, foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

A cidade, já no ano de fundação, contava com 150 mil habitantes, entre funcionários públicos e candangos, operários que trabalharam na construção da cidade, vindos de diversos locais do Brasil. Os salários oferecidos no serviço público foram decisivos para o aumento da população, que, em três décadas, ultrapassou a marca de 1 milhão de habitantes.

A Constituição Federal de 1988 deu plena autonomia ao Distrito Federal, que, a partir de então, elege diretamente seu governador e deputados.

Dados Gerais
Localização: região Centro-Oeste
Área: 5.801,87 km2
População:  2.051.146
Relêvo: planalto de topografias suaves
Ponto mais elevado: pico do Roncador na serra do Sobradinho (1.341 m)
Rios principais: Paranoá, Preto, Santo Antônio do Descoberto, São Bartolomeu
Vegetação: cerrado
Clima: tropical
Hora local: horário de Brasília
Data de fundação: 21/4/1960

Dados estatísticos, visite o site: http://www.distritofederal.df.gov.br/ 

 

GENEALOGIA

Contamos com a sua ajuda!!!

Milcíades Mário de Sá Freire
José Joaquim de Sá Freire Alvim

Essas e outras Genealogias estão disponíveis nos arquivos do Grupo.
Associe-se para ter acesso a todas elas e colabore conosco, juntando-se à todos nós.

Associação Gratuita