border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

 

ESTADO DA BAHIA
Sigla: BA
Gentílico: baiano

 

A Bahia é o mais populoso estado do Nordeste, possuindo um dos maiores potenciais turísticos do país. Recebe todos os anos milhares de turistas, em suas inúmeras e belíssimas praias, localizadas na mais extensa faixa litorânea do Brasil. 4,2% do território baiano consiste em áreas de proteção, parques, cinturões verdes, reservas, estações ecológicas, jardins botânicos ou monumentos naturais. Abriga grande extensão da Mata Atlântica e o rio São Francisco.

Bahia é o berço da história do Brasil. Possui um importante conjunto arquitetônico, tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade. 

Turismo - O setor de serviços do estado, especialmente o turismo, corresponde a quase um terço de toda a riqueza que a Região Nordeste produz. A Bahia dispõe de uma variedade de atrações no turismo segmentado: esporte/aventura, ecoturismo, folclore, belezas naturais, carnaval, turismo rural. Além das Festas Religiosas já consagradas - como a de Iemanjá e Nosso Senhor do Bonfim -, do Carnaval e das lindas praias, o turista ainda pode visitar:

   A Chapada Diamantina, em Jacobina (330 km da Capital), um rico patrimônio natural formado por rios e belas cachoeiras e grutas, em local ainda bastante preservado;

   O Parque Nacional Marinho de Abrolhos, onde está a maior variedade de corais do país.

As praias mais famosas do estado da Bahia são: Itaparica, do Forte, Salvador, morro de São Paulo, Comandatuba, Porto Seguro, Arraial D'Ajuda, Trancoso, Caravelas, Lençóis.

Economia - As regiões oeste e do baixo médio São Francisco apresentam potencial para atividades ligadas ao agronegócio, baseadas principalmente na agricultura irrigada. O principal produto agrícola do oeste vem sendo a soja. O algodão e o café surgem também com força, além da mamona, melancia, feijão e a pecuária.

Na pecuária, a criação de caprinos traz bom retorno econômico, assim como a de bovinos, que chegou a atingir 10 milhões de cabeças.

O estado iniciou uma reforma administrativa, com extinção, fusão e incorporação de órgãos e empresas estaduais. Também promoveu uma série de privatizações, concessões de serviços públicos e terceirizações.


Capital Salvador


Fatos Históricos


Em 1549, o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, construiu a cidade de São Salvador, na Baía de Todos os Santos, para ser a capital da colônia. Foi pólo de desenvolvimento econômico de toda a região, por muitos anos. Em 1763, com a transferência da capital para o Rio de Janeiro, Salvador e todo o Recôncavo Baiano entram em declínio.

A província da Bahia, bem como todo o Nordeste, enfrentou, no século XIX, grande empobrecimento, apesar de terem surgido novas áreas de prosperidade econômica, como a zona cacaueira no sul do estado. Nos sertões do norte e do oeste, ao longo da bacia do São Francisco, a população sobrevive da agropecuária de subsistência.

Em 1912, houve intervenção federal, numa represália ao governo baiano pelo apoio dado à oligarquia paulista, contrária ao governo de Hermes da Fonseca. 

A partir dos anos 50, iniciou-se o processo de modernização do estado, através da descoberta de petróleo no Recôncavo Baiano, da construção da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso (1954) e da abertura da rodovia Rio-Bahia (1957).

Nos anos 70, foram implantados o Pólo Industrial de Aratu e o Pólo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, o maior centro industrial do Nordeste.

Dados Gerais

Localização: Região Nordeste
Área: 564.273,01 km2
População: 13.070.250
Relêvo: planície no litoral, depressão a Norte e Oeste e planície no centro
Ponto mais elevado: serra do Barbado (2.033,30 m)
Rios principais: São Francisco, Paraguaçu, Jequitinhonha, Itapicuri, Capivari, de Contas
Vegetação: floresta tropical, mangues, caatinga e cerrado
Clima: tropical e semi-árido
Hora local: horário de Brasília
Capital: Salvador
População: 2.443.107
Data de fundação: 29/3/1549

 

Dados estatísticos, visite o site: http://www.ibge.gov.br/


Genealogia

 

Contamos com a sua ajuda!!!

Agostinho Freire
Alexandre de Souza Freire
Anfilofio Botelho Freire de Carvalho
Corbiniano Alves de Souza Freire
Francisco de Brito Freire
Gaspar de Brito Freire
Geralda Freire Medeiros
João da Silva Pinheiro Freire
José Eduardo Freire de Carvalho
José Pereira Freire
Luís José Junqueira Freire
Leonor de Brito
Leonor de Sousa Freire
Manuel Lopes Freire

Essas e outras Genealogias estão disponíveis nos arquivos do Grupo.
Associe-se para ter acesso a todas elas e colabore conosco, juntando-se à todos nós.

Associação Gratuita