border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

 

ESTADO DA MINAS GERAIS
Sigla: MG
Gentílico: mineiro

 

O Estado de Minas Gerais é o maior estado da Região Sudeste e o segundo mais industrializado do Brasil. A partir dos anos 90, centenas de novas indústrias se instalam no estado, atraídas pelos incentivos fiscais do governo e pela facilidade de escoamento dos produtos para o resto do país. No estado, há uma grande concentração de empresas de autopeças, em decorrência de ali estarem inúmeras montadoras de automóveis. Minas Gerais também é um grande produtor de móveis e de minérios, como ferro, ouro, cimento e aço.

Agropecuária - De Minas Gerais sai a metade de toda a safra brasileira de café. Também está entre os maiores fornecedores de feijão, milho e frutas, especialmente o abacaxi. O estado tem o segundo maior rebanho do país, atrás apenas de Mato Grosso do Sul, sendo um grande produtor de carne bovina e de frango.

Cidades Históricas - Além das estâncias hidrominerais, como Poços de Caldas, Lambari, São Lourenço e Caxambu, o patrimônio mineiro de arquitetura e arte colonial é grande atração turística do estado. As cidades históricas recebem milhares de pessoas de todo o Brasil, que se dirigem a Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, São João Del Rey e Diamantina, para apreciar a arte nascida da prosperidade do século XVIII, decorrente da extração de ouro na região. As cidades de Ouro Preto e Diamantina são consideradas patrimônio histórico da humanidade, tombadas pela Unesco, em 1980 e 1999, respectivamente.


Capital Belo Horizonte


Fatos Históricos


Antes de se chamar Minas Gerais, o estado teve outros nomes: Campos de Cataguás, Capitania de Minas Gerais e Província de Minas Gerais. Os bandeirantes paulistas foram os descobridores das primeiras jazidas do estado, no final do século XVII. Rica em diamante e lavras de ouro, a região foi palco de grandes conflitos, quer pelo direito de exploração das minas, quer pela cobrança excessiva de impostos, por parte da Coroa portuguesa. Em 1708, ocorreu a Guerra dos Emboabas, entre comerciantes portugueses e brasileiros e os mineradores paulistas, que já estavam explorando a região mineradora. O Levante de Vila Rica, em 1720, foi um movimento de revolta do povo, devido à cobrança do quinto do ouro, uma pesada taxa que recaía sobre o trabalho de mineração. 

Apesar dos conflitos, a economia baseada na extração de minérios trouxe muita prosperidade para a sociedade mineira. Quando a mineração entrou em declínio, Minas Gerais devia altos impostos para a Coroa. Essa situação acabou gerando descontentamento e desejos da população em romper com Portugal, a fim de tornar a colônia uma nação livre e independente. Um desses movimentos, a Inconfidência Mineira, teve a participação de intelectuais, mineradores, militares e pessoas ligadas à produção agrícola. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos inconfidentes, foi enforcado e esquartejado, depois de assumir toda a culpa pelo movimento, livrando, assim, seus companheiros de ideal libertário.

A cultura do café ajudou Minas Gerais a se recuperar após a proclamação da independência do Brasil. Tanto no império, quanto no período republicano, o estado tem participação decisiva na vida política do país, aliando-se a São Paulo em muitos momentos importantes. 

Os incentivos fiscais dos governos federal e estadual, a partir dos anos 70, impulsionaram o crescimento industrial do estado. No entanto, Minas Gerais ainda convive com o desequilíbrio social, uma vez que possui uma das áreas mais pobres do país, numa região, ao norte do estado, castigada pela seca.

Dados Gerais

Localização: Região Sudeste
Área: 586.552,38 km2
População:  17.891.494
Relêvo: planaltos com escarpas e depressões no centro
Ponto mais elevado: pico da Bandeira, na serra do Caparaó (2.889.80 m)
Rios principais: São Francisco, Jequitinhonha, Doce, Grande, Paranaíba, Mucuri, Pardo
Vegetação: floresta tropical, a maior parte com faixa de cerrado a Nordeste
Clima: tropical
Hora local: Horário de Brasília
Capital: Belo Horizonte
População: 2.238.526
Data de fundação: 12/12/1897
 

Dados estatísticos,  visite o site: http://www.ibge.gov.br/



Genealogia

 

Contamos com a sua ajuda!!!

Agostinho dos Santos Freire
Caetano da Silva Freire
Carlos Augusto da Rocha Freire
Felipe dos Santos Freire
Filipe dos Santos Freire
Francisco José Freire
Geraldo Freire da Silva
João Nepomuceno Freire
João de Melo Freire
José Antonio Gomes Freire de Andrade
Martinho Gomes Freire de Andrade
Martinho Gomes Freire de Andrade
Newton Freire Maia
Nelson Freire
Sebastião de Melo Freire

Essas e outras Genealogias estão disponíveis nos arquivos do Grupo.
Associe-se para ter acesso a todas elas e colabore conosco, juntando-se à todos nós.

Associação Gratuita