border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

 

ESTADO DO MATO GROSSO
Sigla: MT
Gentílico: mato-grossense

 

O Mato Grosso é o terceiro maior estado do país, possui um planalto com grandes chapadas e grandes áreas de planície pantaneira. São três os principais ecossistemas da região: pantanal, cerrado e floresta Amazônica, que ocupa metade da área do estado. No pantanal, vivem inúmeras espécies de animais, incluindo centenas de tipos de aves aquáticas.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães recebe milhares de turistas, anualmente, nos seus 33 mil ha de cânions, cascatas e cavernas. No Parque Nacional do Xingu, diversas tribos indígenas preservam as suas tradições.

A procura por áreas para criação de gado e para o desenvolvimento da agricultura - especialmente soja e algodão - provocou desmatamento e queimadas, que resultaram em graves danos ambientais. De acordo com o Ibama, entre 1996 e 1999, foram derrubadas aproximadamente 900 mil hectares de floresta. E 40 % dos focos de incêndio registrados no país, em 1999, se localizavam no Mato Grosso.

No início da década de 90, a economia do estado cresceu em ritmo acelerado, com o desenvolvimento da agroindústria e com a política de benefícios fiscais do governo, que atraiu muitos migrantes para a região. O desenvolvimento econômico multiplicou o número de municípios no estado, que incorporaram costumes de populações vindas de diversas partes do país.

Em todo o estado, constata-se um agrupamento desigual da população: em algumas cidades, como Cuiabá, o adensamento é superior a 100 pessoas por km2, enquanto que em outros municípios não chega a 2 habitantes por km2.


Capital Cuiabá

Fatos Históricos


A capitania de Mato Grosso foi criada em 1748 e incorporada ao Brasil, dois anos depois, pelo Tratado de Madri. Antes disso, era uma área que pertencia à Espanha. 

Quando terminou o ciclo do ouro, a região viveu um período de empobrecimento e de esquecimento. A ampliação da rede telegráfica pelo Marechal Cândido Rondon e a construção de algumas estradas diminuíram o isolamento da província e estimularam a migração. 

Com a criação de Brasília e os investimentos federais destinados a todo o Centro-Oeste, a economia do estado volta a crescer e sua população tem um aumento significativo.

Em 1977, o governo federal dividiu Mato Grosso em dois estados, ao considerar as dificuldades de se promover o desenvolvimento de uma região tão extensa e com tanta diversidade. No norte, menos populoso e mais pobre, ficou o estado de Mato Grosso. No sul, mais próspero e mais populoso, foi criado Mato Grosso do Sul.

Dados Gerais

Localização: Região Centro-Oeste
Área: 903.386,10 km2
População:  2.504.353
Relêvo: planalto e chapadas no centro, planície com pântanos a oeste e depressões e planaltos residuais a Norte
Ponto mais elevado: serra Monte Cristo (1.118 m)
Rios principais: Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Piqueri, Cuiabá, São Lourenço das Mortes
Vegetação: cerrado na metade leste, floresta amazônica a Noroeste, pantanal a Oeste
Clima: tropical
Hora local: -1h
População: 483.346
Data de fundação: 8/4/1719

 

Dados estatísticos, visite o site http://www.ibge.gov.br/

 

 

GENEALOGIA

 

Contamos com a sua ajuda!!!

Antonia de Barros Freire
Fernando Lopes de Sousa Freire
Francisca de Paula Camargo de Sousa Freire
Inácia Amélia Freire
João Nepomuceno de Sousa Freire
Leonor se Sousa Freire
Luís Antonio da Silva Freire
Maria Sofia da Silva Freire
Messias Lopes de Sousa Freire 
Antonio Freire Ribeiro 
Milton Freire de Andrade
José de Sá Freire

Essas e outras Genealogias estão disponíveis nos arquivos do Grupo.
Associe-se para ter acesso a todas elas e colabore conosco, juntando-se à todos nós.

Associação Gratuita