|
Fortunato de Campos Freire
foto tirada em 1865
Fortunato de Campos Freire, nasceu por volta de 1.835, era natural da cidade de Constituição, antigo nome de Piracicaba no Estado de São Paulo, no Brasil, filho do Capitão Alexandre José Ribeiro Freire e Maria Rodrigues da Silva, nascido na cidade de Constituição, antigo nome de Piracicaba, no estado de São Paulo. Era casado com sua sobrinha, Theodolinda de Campos Negreiros, nasceu na cidade de Valença, no estado do Rio de Janeiro, filha de Antonio de Campos Negreiros e Anna Joaquina de Arruda.
O casal teve os seguintes filhos:
1 - Laura de Campos Freire, nasceu na cidade de Além Paraíba, casada com José Olegário Gomes de Araújo; 2 - Oscar de Campos Freire, nasceu em 1872, na cidade de Além Paraíba, no estado do Rio de Janeiro, Faleceu solteiro; 3 - Ormezinda de Campos Freire, casada com Francisco Lemes Fernandes, tiveram dois filhos o casal. 4 - Evangelina de Campos Freire, nasceu em 25 de agosto de 1876, e faleceu na cidade de Monteiro Lobato casada com Cláudio José Pereira. Teve 7 filhos:
5 - Jocelina de Campos Freire, nasceu em Monteiro Lobato, em 1979, e faleceu com 58 anos em 06 de fevereiro de 1939, casada com Joaquim Gomes Vieira, falecido com 58 anos, em 12 de junho de 1926 em Monteiro Lobato/SP, O Casal não deixou filhos. Joaquim era filho de João Gomes de Araújo e Ana Gomes Vieira, esta última em seu inventário, deixou duas herdeiras , Laura Freire Gomes (provavelmente casada com irmão de Joaquim acima, de nº 1) e Maria Francisca Gomes de Paula. O casal provavelmente teve 3 filhos. O pai de Joaquim Gomes Vieira era, João Gomes de Araújo, teve 3 filhos, José Olegário Gomes de Araújo, e Joaquim Gomes Vieira e Maria Francisca Gomes de Paula. 6 - Palmira de Campos Freire, nasceu e faleceu na cidade de Monteiro Lobato, era casada com Cláudio Pinto Fernandes, nasceu e faleceu na mesma cidade, filho de João José Amâncio, nasceu em Monteiro Lobato no estado de São Paulo, e de primeira sua esposa Maria Rufina do Espirito Santos, nasceu na mesma cidade.
|
Fortunato de Campos Freire, faleceu em 28 novembro de 1903 na cidade de Buquira (atual Monteiro Lobato/SP), onde morou com a família, estando sepultado no Cemitério Municipal local.
foto tirada em 1870
O Major Fortunato de Campos Freire, tomou parte na sangrenta Guerra do Paraguai, como comandante de Voluntários da Pátria com distinção, foi elogiado pela bravura e sangue-frio com que portou em inúmeros combates, notadamente nas Batalhas de Tuiuti, Ponte do Itororó, Avaí e Lomas Valentinas.
Por decretos de diferentes datas, foi agraciado com os hábitos das Ordens Imperiais do Cruzeiro, Rosa e Cristo, por sua bravura e competência, foi louvado por S. M. o Imperador D. Pedro II e pela Câmara dos Deputados, e com a medalha da Ordem do Mérito Militar, foi posteriormente condecorado com as medalhas do Mérito Militar pelo Uruguai e Argentina, e com a medalha da Campanha Geral do Paraguai,pelo Governo Brasileiro. Foi promovido a Tenente-Coronel honorário do Exército, destacando a concessão como prêmio relevantes serviços que prestou na Campanha Geral da Guerra do Paraguai.
Histórico Militar
Nascido em Constituição, antigo nome de Piracicaba/SP. Assentou Praça e jurou bandeira em Ofício da Secretaria Militar em São Paulo, em 20 de fevereiro de 1865 no 2º Batalhão de Voluntários sob o comando do Tenente-Coronel Manuel Deodoro da Fonseca. Por portaria da Presidência promovido à Alferes de 05 a 11 de abril de 1865, e elevado a Capitão. Major em comissão em 17 de julho de 1868, por merecimento. Foi promovido à Tenente- Coronel honorário do Exército pelo Marechal Floriano Peixoto, destacando a concessão como prêmio relevantes serviços que prestou na Campanha Geral da Guerra do Paraguai.
Condecorações
Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro (15-04-1866)
Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa ( 02-07- 1866)
Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo (17-07-1868)
Medalha do Mérito Militar pelo Uruguai
Medalha do Mérito Militar pela Argentina
Medalha da Campanha Geral do Paraguai pelo Governo Brasileiro
Transcrição da Legislação da época, feita através do Arquivo Histórico do Exército:
"Ordem do Dia nº 151, de 15 de abril de 1866"
- Relação nominal dos officiais, officiais superiores e mais praças que se distinguirão no ataque do dia 10, na Ilha de Redempção:
"Capitão Fortunato de Campos Freire
Este official bastante brioso, conservou a melhor ordem e o mais activo fogo na parte intrincheiramento confiada a sua guarda, e carregou o inimigo com muito denodo. Além d'isso, combateu corpo a corpo com um official inimigo a quem matou, ficando levemente baleado em uma perna".
"Ordem do Dia nº 159, de 02 de julho de 1866"
- Relação nominal dos Srs. officiais e praças que se distinguirão no combate de 24 de maio: "Capitão Fortunato de Campos Freire"
Comandante da 7ª Companhia, portou-se este official com bravura e muito sangue frio, tomando igualmente o comando da 3ª Companhia logo depois do ferimento do respectivo Capitão, e nesse comando portou-se perfeitamente e com muito valor".
"Ordem do Dia nº 159,
de 02 de julho de 1866"
- No 3º Corpo de Exército do
35º Batalhão de Voluntários foi nomeado major em comissão, o Cap. Fortunato de Campos Freire"