Homenagem ao grande 

 Genealogista, Filatelista e Historiador

ITAMAR BOPP 

 Prefácio do Livro
RESENDE – CEM ANOS DA CIDADE (1848 – 1948)

por J.P. Leite Cordeiro 

Quanto já não devem as nossas letras históricas ao ilustre Itamar Bopp ?

Genealogista apaixonado pela ciência que ele define como “ingrata e cheia de surpresas”, viu obras suas editadas sob a égide do Instituto Genealógico Brasileiro. Estudioso da Heráldica , é autor do Brasão de Armas da cidade de Resende, e seu cidadão desde 1959 embora nascido no Rio Grande do Sul, e galho frondoso da nobre árvore plantada em Estância Velha por Leonardo Bopp, seu bisavô. Filatelista entusiasta e respeitado, possui uma bela coleção de selos da época imperial e por isso recebeu prêmios nacionais e muitos internacionais, enaltecendo o nome do Brasil no estrangeiro. Graças a uma bela resendense que lhe roubou o coração, Dª. Silvia, hoje a excelentíssima senhora Itamar Bopp e sua incentivadora, fez-se amante da cidade “envolvida no manto azul da poesia e da imortalidade” , e , em toda oportunidade que lhe apresenta o destino, Itamar rende homenagem àquele burgo. Aí estão os "Casamentos da Matriz de Resende", Os ‘"Cem Anos da Cidade de Resende", em primeira edição, os "Vigários e Padres na Paróquia de Resende", as investigações sobre a criação da vila e o levantamento do pelourinho, o estudo sobre Simão da Cunha Gago, obras que despertam o júbilo e o interesse patriótico do dinâmico povo resendense....para que conheça as origens dos seus antepassados, seus desbravadores, aqueles que impulsionaram o progresso da terra. Em suas publicações, não deixa de homenagear seus amigos da cidade, mas não se esquece também dos amigos fora dela como o ínclito Salvador de Moya, digno sucessor de um Pedro Taques ou de um Silva Leme , no que fez pela genealogia em São Paulo. Note-se o apreço de Itamar pelo que Alfredo Sodré lhe representa como amigo e sobretudo incentivador de pesquisas históricas e genealógicas, principalmente as resendenses.

Acredito que foi também essa inspiração nascida em Resende que o levou a escrever o "Roteiro da Independência", a Viagem de Dom Pedro I a São Paulo, trabalhos que confirmam os dotes do pesquisador probo e minucioso. Tive-o como companheiro na Comissão de Filatelia e Numismática, no Conselho Estadual de Cultura de São Paulo durante longo período. Ali muito convivemos e, dia a dia, cresceu e se agigantou a admiração e o respeito que por ele tenho.

É varão digno e exemplar , cidadão prestante, honesto e realizador, o que explica ter granjeado a amizade de José Carlos de Macedo Soares, o grande Paulista a quem muito deve o Brasil.

Para motivação de seu ex-líbris tomou o sol cujo poder é a capacidade de fazer . No caso do Itamar, não há melhor símbolo para caracterizar aquela sua forte personalidade, pois ele, Ita- mar Bopp, possui também uma alta capacidade de fazer.

Presidiu várias entidades, trabalhou, pesquisou, produziu e, agora, nos oferece - "Cem anos da Cidade (1848-1948), em reedição muito aumentada e onde se acentuam e projetam as qualidades do pesquisador e historiador.

Itamar classifica o trabalho “despretencioso e honesto”.Devia acrescentar ser um monumento legado por ele às gerações atuais e vindouras. Ali se reflete o valor de todos os homens e mulheres que através do tempo, graças aos seus esforços e sacrifícios, à sua operosidade e dedicação, construíram a grandeza atual de Resende, uma das pérolas engastadas no território pátrio.

Desde a chegada dos primeiros povoadores, Itamar nos coloca a par da história política , econômica , cultural, religiosa, administrativa, das tradições daquela heróica cidade. Nem lhe faltou a poesia das nossas florestas e montanhas quando aborda o Itatiaia, o Repouso Donati, a Estação Biológica, a Cachoeira do Maromba, as Agulhas Negras, e também os recantos e belezas do vale com o majestoso Paraíba a dominá-lo e governá-lo.

Toda a Resende está grata e presa a esse gaúcho simpático que assim lhe demonstra “afeição pela gente, pela história, e pelo chão, que cultiva esse bem quere com carinho e vontade de servir, e que sente aquela cidade pelos pendores do coração” .

Termino homenageando Dª Silvia, inspiradora de Itamar no seu grande amor a Resende, e que nos propiciou a elaboração desse magnífico trabalho: - Resende - Cem Anos de Cidade, obra enriquecedora de nossas letras históricas.

J.P. Leite Cordeiro São Paulo/ 1977  - (*) médico, professor, historiador, Presidente da Academia Paulista de Letras e do IHGSP

Fonte: Livro - RESENDE – CEM ANOS DA CIDADE (1848 – 1948)

Textos pesquisados por Dr. José Eduardo Bruno de Oliveira .

Se quiser um contato com o site, ou com o Dr. José Eduardo de Oliveira Bruno,
 dê um clique na palavra Mail abaixo, quando abrir a janela de e-mail,
mude a palavra "trocar" que aparece no centro  do endereço eletrônico,
ex: con.freire
trocar uol.com.br; jeobruno trocar hotmail.com,
pelo símbolo "@" (arroba), para que seu e-mail seja enviado corretamente,
e principalmente para que os proprietários dos e-mails
não recebam spam em sua caixa postal.
Grata!