border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

Biografia de

José Estrogildo Guimarães

José Estrogildo Guimarães, mora atualmente na cidade de Rio de Janeiro no estado de RJ, Engenheiro Mecânico (atualmente Professor de Mecânica para curso Técnico Industrial), nasceu em 18/11/1945 , na cidade de Setubinha, no estado de MG, filho de Ananias Rei Guimarães, que nasceu em 06/01/1919 , na cidade de Setubinha, no estado de MG, e de Noeme Teixeira Guimarães, que nasceu em 07/03/1927 na cidade de Itambacuri, no estado de MG

José Estrogildo Guimarães é casado com Maria Helena Rodrigues Guimarães, que nasceu na cidade do Rio de Janeiro, filha de Manoel Rodrigues que nasceu em 11/04/1906 na cidade de Aveiros, em Portugal, e de Jandira Louzada Rodrigues, que nasceu em 02/04/1929, na cidade de Castelo, no estado de ES.

Desse casamento nasceu:

1- Pablo Rodrigues Guimarães, que nasceu em 17/10/1984, na cidade do Rio de Janeiro, no estado de RJ, solteiro.

Biografia de

Ananias Rei Guimarães

Ananias Rei Guimarães, nasceu em 06/01/1919, na cidade de Setubinha, no estado de MG, filho de Isaias de Paula Dias, que nasceu em 1874 na cidade de Itamarandiba (antiga São João Batista), no estado de MG, (batizado na cidade de Capelinha, no estado de MG) e de Maria Alves Guimarães, nascida em .... na cidade de Sucuriu, no estado de MG.

Ananias Rei Guimarães, era casado com Noeme Teixeira Guimarães (aparece em certidões de nascimento dos filhos com esse nome e mais Noeme da Conceição Guimarães e Noeme Magalhães Guimarães), nascida em 07/03/1927, na cidade de Itambacuri, no estado de MG, filha de e de Maria Diná Magalhães, nascida na cidade de Itambacuri, no estado de MG.

Desse casamento nasceram os seguintes filhos:

1- José Estrogildo Guimarães, que nasceu em 18/11/1945 na cidade de Setubinha, no estado de MG, casado com Maria Helena Rodrigues Guimarães, nascida na cidade do Rio de Janeiro, em 31/07/1948, filha de Manoel Rodrigues e Jandira Louzada Rodrigues

Desse casamento nasceu:

1- Pablo Rodrigues Guimarães, que nasceu em 17/10/1984, na cidade do Rio de Janeiro, no estado de RJ, solteiro.

2- Maria Ivanilde Guimarães, nascida na cidade de Setubinha , no estado de MG, em 1943, casada com Hermelindo de Souza, nascido na cidade de Itambacuri, no estado de MG
3- Maria Dina Guimarães, nascida em 1947, na cidade de Setubinha no estado de MG, casada
4- Walter Antonio João Guimarães, nascido em 1949, na cidade de Setubinha, no estado de MG, casado
5- Luiz Gonzaga Guimarães, nascido em 1951, na cidade de Setubinha, no estado de MG, casado com Maria da Graça nascida na cidade de Bicas no estado de MG
6- Isaias Gregório Guimarães, nascido em , na cidade de Setubinha, no estado de MG, solteiro
7- Elias João Guimarães, nascido em, na cidade de Setubinha, no estado de MG, casado Abigail nascida na cidade de Montes Claros, no estado de MG
8- Maria do Rosário Magalhães Guimarães, nascida em, na cidade de Setubinha, no estado de MG, casada
9- Maria Lúcia Magalhães Guimarães, nascida em, na cidade de Itambacuri, no estado de MG, solteira.
10- Anaisa Magalhães Guimarães, nascida em, na cidade de Itambacuri, no estado de MG, casada com Jader Isaias de Paula Dias nasceu em 1874 na cidade de Itamarandiba (antiga São João Batista), no estado de MG, filho de Juscelino de Paula Freire de Andrade (sem informe de data e local de nascimento) e de Lizarda Josefina Dias Freire (idem, idem)

Biografia de

Isaias de Paula Dias

Isaias de Paula Dias era casado com Rosa Pereira Dias (sem data e local de nascimento), filha de Jacinta Pereira de Amorim (casamento feito em04/01/1908, no Cartório de Setubinha, livro B02, fls 143).

Desse casamento nasceram os filhos:

1 Antonio de Paula Dias, casado com Maria José Prates (Bugra) e tiveram 4 filhos, residiram em Malacacheta
2 Gabriela de Paula Dias (Gabi), era solteira, res. Setubinha
3 Leopoldino de Paula Dias casado com Olímpia Soares Leal, não tiveram filhos, res. Setubinha
4 Rosalva de Paula Dias (Mocinha), casada com João Abrantes Pego, tiveram 3 filhos, res. Setubinha
5 Maria Rosa de Paula Dias (Chinha), casada com Pedro Pereira Camargo, tiveram 12 filhos, res. Setubinha
6 Ana de Paula Dias (Nazinha), casada com Francisco da Costa Alecrim, tiveram 8 filhos, res. Fazenda Santa Brígida, Distrito de Novilhona, Município de Novo Cruzeiro
7 Juventina de Paula Dias (Isa), casada com Justiniano Mendes Barbosa, tiveram 6 filhos, res. Setubinha.

Isaias de Paula Dias nasceu em 1874 na cidade de Itamarandiba (antiga São João Batista), no estado de MG, filho de Juscelino de Paula Freire de Andrade (sem informe de data e local de nascimento) e de Lizarda Josefina Dias Freire (idem, idem). Teve um segundo casamento (este somente na igreja, em Setubinha) com Maria Alves Guimarães, nascida na cidade Francisco Badaró, (antiga Sucuriu), no estado de MG, filha de Juvêncio Alves de Freitas (sem mais informações e de Laurinda Francisco Guimarães, nascida  na cidade de Francisco Badaró (antiga Sucuriu), no estado de MG.

Desse casamento nasceram os seguintes filhos:

1 Geraldo Geralista Guimarães, falecido solteiro aos 20 anos
2 Marinho Guimarães, casou com Severina Silva Guimarães, tiveram 3 filhos, a viuva reside em Carapicuíba, SP
3 Sebastião Nilo Guimarães, casado com Geralda Carneiro Guimarães, tiveram 8 filhos, res. Setubinha
4 Ananias Rei Guimarães, casou-se com Noeme Teixeira Guimarães (Noeme da Conceição Guimarães) (Noeme Magalhães Guimarães) tiveram 11 filhos, em Setubinha até 1959 quando se mudaram para Itambacuri, MG, a viúva reside em Governador Valadares, MG.
5 Jonas Guimarães, casado com Maria Camargo Guimarães, tiveram 9 filhos, res. Malacacheta, MG
6 Maria da Conceição Guimarães (Milica), casou com Décio Esteves Lima, tiveram 8 filhos, res. Malacacheta, MG
7 Antônio Guimarães, casou com Maria Hilda Araújo Guimarães, tiveram 3 filhos em São Paulo, SP, casou pela segunda vez com Marly, sem filhos, res. Atibaia, SP

Até esse ponto os dados são comprovados salvo alguns erros, que eu considero de menor importância, como local de nascimento de alguns membros da família, no ramo direto e nomes que não estão completos.

Falta comprovação

Temos porém depoimentos que não podemos comprovar, exemplo:

Avós de Maria Alves Guimarães:

Maria Alves Guimarães (Maria Alves Guimarães, segunda esposa de Isaias de Paula Dias) era filha de Juvêncio Alves de Freitas que era filho de um casal de índios convertidos e batizados com os nomes de: Francisco Alves de Freitas e Rosa Alves de Freitas. Juvêncio Alves de Freitas era casado com Laurinda Francisco Guimarães, que era filha de Maria Francisco Guimarães, que era filha de um casal de portugueses da cidade de Guimarães em Portugal.

Conta-se que Maria Francisco Guimarães, avó de Maria Alves Guimarães era filha de Portugueses da cidade de Guimarães, Portugal. Os pais de Maria Francisco seriam de tradicional família de Portugal, eram muito orgulhosos e mantinham costumes muito rígidos. Moraram na cidade Sucuriu (hoje Francisco Badaró, MG) onde teria nascido Maria Alves Guimarães.

Conta-se que Maria Francisco Guimarães tinha pele clara, cabelos louros e era muito bonita. Apaixonou-se por um mestiço de pele clara mas de cabelos encarapinhados (descendente de negros). Sua família foi contra o namoro. Ao insistir em se casar-se com ele a família a abandonou e voltou para Portugal.

Maria Francisco casou-se com ele, João Fagundes. Tiveram somente uma filha:

1- Laurinda Francisco Guimarães, que casou com Juvêncio Alves de Freitas.

Viveram com muitas dificuldades financeiras até que João Fagundes veio a falecer deixando a filha com 12 anos de idade. Arranjou, então, Laurinda o casamento da filha com Juvêncio Alves de Freitas que contava 30 anos de idade na ocasião, como forma de amainar as dificuldades.

Conta-se que Juvêncio era filho de índios que foram batizados com os nomes de Francisco Alves de Freitas e Rosa Alves de Freitas. Não sabemos se tiveram mais filhos.

Juvêncio Alves de Freitas e Laurinda Francisco Guimarães tiveram os seguintes 4 filhos:

1- Sebastião Alves de Freitas, casou com Maria Batista de Miranda e residiram nas zonas rurais de Setubinha e tiveram 6 filhos.

2- Maria Alves Guimarães, casou com Isaias de Paula Dias..............

3- Carolina Alves Guimarães, casou com Viriato Máximo Pimenta, tiveram 8 filhos e residiram em Setubinha

4- Argemiro Alves Guimarães, casou com Severina........ tiveram 3 filhos e residiram em Malacacheta.)

2) Juscelino seria descendente do Ten. Cel. Francisco de Paula Freire de Andrade (um dos Inconfidentes), nascido em Portugal, era cunhado do poeta Inácio José de Alvarenga Peixoto, (irmão de sua esposa Bárbara Heliodora, tinha uma filha de nome Maria Efigênia) Alvarenga Peixoto, influenciado por Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antonio Gonzaga e sobretudo pelo seu cunhado Tem Cel Francisco de Paula Freire de Andrade participou ativamente da Conjuração Mineira, foi preso em maio de 1789 e deportado. Morreu em Angola, no presídio de Ambaca.

O Tem Cel Francisco de Paula Freire de Andrade (fato contado pelo Isaias de Paula Dias) não foi preso porque fugiu para Portugal, deixando sua patente para o seu filho mais velho Manoel de Paula Freire.

Conta o Sr. José Carlos Ribeiro "Zezito" de Capelinha, MG em investigações em Ouro Preto, que Francisco de Paula era filho de Gomes Freire de Andrade (conde de Bobadela). Conforme investigações em Ouro Preto o pai de Juscelino de Paula Freire de Andrade se chamava Manoel de Paula Freire de Andrade, nascido no Rio de Janeiro. Nas investigações não concluiu se esse Manoel era filho ou irmão do Francisco de Paula Freire de Andrade.

Contado por Isaias de Paula Dias

O Ten. Cel Francisco de Paula Freire de Andrade era seu avô, não se lembrava o nome de sua avó. Seus filhos eram:

1- Manoel de Paula Freire de Andrade (que herdou a patente do pai)
2- Pedro de Paula Freire de Andrade
3- Juscelino de Paula Freire de Andrade (pai de Isaias)
4- Josefina de Paula Freire de Andrade

Contado por Isaias, o nome de Paula foi devido a uma promessa ao Santo Francisco de Paula feita pela mãe de Francisco. Como ela não podia ter filhos, fez a promessa ao santo. Nascendo, o filho recebeu o nome de "Francisco de Paula".

De Pedro de Paula Freire de Andrada tem-se notícia de um filho Santo de Paula Freire de Andrade que teria estado em Setubinha em casa do primo Isaias de Paula Dias onde deu aulas particulares aos filhos do primo. Ele era formado "Bibliotecário" trabalhou como "Guarda Livros" no Rio de Janeiro e teria falecido no Rio nos anos trinta.

Irmãos de Isaias de Paula Dias:

1- Condina de Paula Dias
2- Leopoldina de Paula Dias
3- Maria de Paula Dias (Mariquinha)
4- Ana de Paula Dias (Nazinha)
5- Levina de Paula Dias

As irmãs de Isaias eram todas casadas. Parentes provavelmente ainda podem ser encontrados em Capelinha, Itamarandiba ou Minas Novas, MG.

Juscelino de Paula Freire de Andrade pai de Isaias teria sido fazendeiro em um lugar conhecido como Alto dos Bois Perto de Santo Antonio dos Moreiras hoje Município de Angelândia.

Isaias teria vivido com seu pai na fazenda até que desentendeu-se com seu pai. Parece por causa de uma amante-escrava do pai (Rosa, filha de Jacinta Pereira de Amorim) - Consta na Certidão de Casamento entre Isaias e Rosa). Fugiu com ela para Minas Novas onde passou privações. Tentando melhorar de vida deu-se em Setubinha que tinha fama de local de fartura. Conheceu Anselmo Salvino Otoni, descendente da família da cidade de Teófilo Otoni. Com ele fez amizade, aprendeu a profissão de sapateiro, seleiro e curtidor de couros. Foi seu parceiro nas politicagens Setubinhenses.

A maior parte dessa pesquisa foi efetuada por Maria Helena Guimarães (filha de Sebastião Nilo Guimarães, neta de Isaias de Paula Dias, Tabeliã e Oficial de registro Civil do Cartório de Paz e Registro Civil, em Setubinha, MG).

Principalmente o item dois dessas considerações finais eu procurei pesquisar e não encontrei evidências que comprovassem a veracidade dos fatos. Chego a acreditar que haja interferência entre a história oficial (que na época nos era muito cara – A História da Terra Mineira, Conjuração Mineira, etc) e fatos que Isaias de Paula Dias relata. Tenho uma irmã que se dedica, hoje, a levantar a ascendência de Maria Alves Guimarães, através de registros de batizados, nas paróquias da região próxima a Setubinha. (grifo de minha autoria)

José Estrogildo Guimarães, Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2005.

Fonte: Pesquisa elaborada por José Estrogildo Guimarães, se você tiver alguma informação que gostaria de compartilhar conosco sobre nossos familiares, acrescentando dados, entre em contato. Obrigada.

Se quiser enviar um e-mail ao colaborador, dê um clique no tinteiro abaixo,
quando abrir a janela de e-mail, troque o símbolo "$" (cifrão) que aparece,
pelo símbolo "@" (arroba), para que seu e-mail seja enviado corretamente,
e principalmente para que o proprietário do e-mail
 não receba spam em sua caixa postal.
Não esquecendo de colocar no assunto
 o nome do nosso colaborador que fez a pesquisa.
Grato!