|
Biografia de
Francisco de Brito Freire
Francisco de Brito Freire, nasceu em Coruche, em Portugal, por volta de 1625, e morreu em Lisboa em 1692. Filho de António Fróis de Andrade e de D. Catarina Freire, casou com D. Maria de Menezes, de quem teve vários filhos, entre eles Gaspar de Brito Freire, mandado vir preso da Bahia em 1690, por ordem de seu pai. Seguiu ainda jovem a tradição militar da família, participando na batalha do Montijo, durante as guerras da Restauração. Pelos serviços prestados à Coroa, foi Capitão de Cavalaria na Beira e Comendador da Ordem de Cristo.
Duas vezes nomeado Almirante da frota da Companhia de Comércio do Brasil, fez parte da acção militar que terminaria com a resistência holandesa em Pernambuco (1654). Seria ainda Governador da praça de Juromenha no Alentejo (1658), de Pernambuco (1661-1664) e de Beja (1665).
Em 1669, seria preso na Torre de Belém pela recusa de conduzir D. Afonso VI ao exílio na ilha Terceira. Só mais tarde, em 1682, embarcaria na armada que se destina a trazer o Duque de Sabóia, noivo da Infanta D. Isabel, filha de D. Pedro II.
Homem rico, amigo pessoal do Padre António Vieira. Deixou-nos, como testemunho escrito da sua experiência no Brasil, a "Relação da Viagem que fez ao Brasil a Armada da Companhia, anno de 1655" (1657) e "Nova Lusitânia, História da Guerra Brasílica" (1675).
Nuno Ferreira
Bibliografia
M. Lopes de Almeida, "O Historiador da 'Nova Lusitânia': Francisco de
Brito Freire (Subsídios para a sua Biografia)", separata de "Brasília",
volume VII, Coimbra, Coimbra Editora, 1952
Fonte: http://www.instituto-camoes.pt/bases/descbrasil/fbfreire.htm