border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

Biografia de 

Felisberto Firmo de Oliveira Freire

Felisberto Firmo de Oliveira Freire, nasceu em 30 de janeiro de 1858 em Itaporanga d'Ajuda no estado de Sergipe e faleceu em 08 de maio de 1916, no estado do Rio de Janeiro, filho de Felisbelo Firmo de Oliveira e de Rosa de Amarante Góes Freire. Após os estudos primários e secundários no Ateneu Sergipense, deslocou-se para Salvador. Em 1882, com 24 anos de idade, formou-se Médico, Doutorado pela Faculdade de Medicina da Bahia; turma de 1882. Mudou-se para Laranjeiras, Sergipe, passou a dedicar-se à política e a história. Faleceu no Rio de Janeiro, a 7 de maio de 1916. Homem de vasta cultura, além das várias atividades que exerceu - médico, jornalista, parlamentar, político (foi o primeiro governador de Sergipe após a Proclamação da República e Ministro no governo de Floriano Peixoto), distinguiu-se como historiador. Imbuído do cientificismo naturalista da época, vê-se em sua obra a influência do evolucionismo spenceriano, e das concepções de Haeckel, e das novas ciências que se afirmavam como a Antropologia, a Etnologia, a Filologia, a Geografia Humana. Sua História de Sergipe é uma tentativa de inter-relação das condições geográficas com o meio social. 6 Mais avançada que este livro nas conclusões, é a História Territorial de Sergipe, publicada em 1906, parte de um ambicioso projeto de História Territorial do Brasil, infelizmente não concluído. Outras suas obras ainda provocam discussões nos dias atuais, como a História Constitucional do Brasil, História do Banco do Brasil, a Revolta de 6 de novembro de 1896, em recentes reedições.

No Governo Provisório da República foi nomeado o primeiro Governador de Sergipe, (depois da República, em 1889)  no período de 13 de dezembro de 1889 até  17 de agosto de 1890.. Exerceu o cargo de Ministro das Relações Exteriores, no Governo do Marechal Floriano Peixoto, no período de 30 de abril de 1893 até 18 de agosto de 1894. No período em que ocupou a pasta da Fazenda autorizaram-se empréstimos internos e externo e a emissão de papel-moeda. Sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Patrono da cadeira nº 08 da Academia Sergipana de Letras. Era Deputado Federal por Sergipe, quando faleceu no dia 07.05.1916, no Rio de Janeiro

Na sua bibliografia destaca-se o seguinte:

- História de Sergipe. Rio de Janeiro 1891. Livro de valor histórico, e que serve de   referencial ao estudo da historiografia brasileira. (1575/1855). Rio de Janeiro, Typ. Perseverança, 1891. Reeditada pela Editora Vozes em convênio com o Governo do Estado de Sergipe, 1977.

- História constitucional da República dos Estados Unidos do Brasil. 29 ed. Rio de Janeiro Typ. Aldina 1894, sem dados biográficos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto publicado. Vinculado ao Tocantins, por ter escrito sobre o norte de Goiás, hoje Tocantins, focalizando os diversos aspectos da região.

- Relatório do Ministro da Fazenda. Rio de Janeiro 1894.

- 0 ex-Ministro da Fazenda ao público (Questão das loterias). Rio de Janeiro 1895.

- História do Banco do Brasil. Rio de Janeiro 1907.

 

Fontes: http://lwww.rulers.org/brastat2.html
http://www.fazenda.gov.br/portugues/institucional/ministros.asp
http://www.fazenda.gov.br/portugues/institucional/ministros/rep007.asp
http://www.infonet.com.br/asl/patronos_down.htm