border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

Biografia de 

 José Antonio da Silva Freire 

Barão do Dourado 

 
José Antonio da Silva Freire

José Antonio da Silva Freire (Barão do Dourado), filho de Manoel Joaquim da Silva Freire (Árvore Genealógica da Família Freire) nasceu na Villa de São Pedro de Cantagallo em 14 de outubro de 1835 e faleceu no mesmo local em 31 de outubro de 1897. Está sepultado no jazigo 264/206 do Cemitério do atual município de Cordeiro, na época distrito de Cantagalo.

José Antônio da Silva Freire , Barão do Dourado (1°). Este nome adveio do Ribeirão Dourado que cortava a Fazenda do Dourado onde se situava a Casa Grande sua residência. Possuiu as fazendas: Do Dourado (conhecida na região como Douradinho), Pena, Sobradinho e Macabú dedicando-se ao Cultivo do café. Era homem de letras, fundou em 20 de junho de 1886 o primeiro semanário no Distrito de Cordeiro da Vila de São Pedro de Cantagallo sob o título de “O Monóculo". Foi delegado de polícia à partir de 1878, presidente do Partido Liberal (1882) e da Câmara. Tenente Coronel da Guarda Nacional como citado. Também agraciado por El Rei de Portugal com a Insígnia de Cavaleiro da Real Ordem Militar Portuguesa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Não morreu solteiro e sim viúvo, de Rosalina da Conceição da Silva Freire, filha de médico fazendeiro de gado em Minas Gerais , não chegou a ser a Baronesa do Dourado porque morreu de parto, antes de meu bisavó receber esta honraria ao dar a luz a minha avó, Brazilina da Silva Freire  sua única filha, Casada com o Coronel da Guarda Nacional José da Cruz Loureiro Sampaio e Presidente Interino da Câmara Municipal de Cantagalo em 1896, estabelecido no comércio local, gerando vasta prole.

O barão do DOURADO, Título nobiliárquico passado, a 21.04.1883.  

Informações adicionais

- Os títulos tanto o do Barão do Dourado como o de Madalena não levam o ordinal 1°. Isto só ocorria quando existia um outro nobre com título do mesmo nome Ex: Campinas, 1º Barão de - Bento Manuel de Barros / Campinas, 2a Viscondessa de - Dona Maria Luzia de Souza Aranha / Campinas, 3º Barão de - Joaquim Pinto de Araújo.  Acrescento também que o Barão do Dourado e o de Santa Maria Magdalena eram primos em primeiro grau conseqüentemente os dois primos de Ilídia da Silva Freire, filha de Francisco da Silva Freire.

- Cito que possuo como fontes duas árvores genealógicas da família as quais recorri para coletar dados, assim como os livros: Terra de Cantagalo (subsídio  para a História do Município de Cantagalo) de Acácio  Ferreira Dias - Editado pelo Diário Oficial Niterói, 1942, Catálogo da Exposição de Modelos de Brasão e Cartas de Nobreza e Fidalguia (Colônia - Reino Unido e Império) Universidade de Juiz de Fora documentação cedida pelo Arquivo Nacional. Juiz de Fora, abril de 1965. Pesquisa no Arquivo Nacional. e narrativas de minha avó.  

Foto de 

José Antonio da Silva Freire 

Barão do Dourado 

 

Título do Barão do Dourado

José Antonio da Silva Freire 


 

Transcrição do conteúdo do documento acima

 

" Querendo Distinguir e Honrar a José Antonio 
da Silva Freire: Hei por bem Fazer-lhe mercê do
titulo de Barão do Dourado. Palacio do Rio de 
Janeiro, em vinte e um de abril de mil oitocentos e
oitenta e trez, sexagesimo segundo  da Independencia e do 
Imperio." (sem acentuação).

abaixo a assinatura de D. Pedro II.

 

Fonte: Informações gentilmente enviadas por Oswaldo Freire Sampaio Junior. (Curso de História - Universidade Federal Fluminense)