|
A Arte de Descender Honrosamente
Gilson Carlos de Souza Santos
O episódio narrado a seguir demonstra que a faina dos genealogistas, bem pode ser a arte de contar meias verdades e que muitas vezes queremos remover do nosso passado aquelas referências não muito honrosas ou até mesmo negativas.
Famosa artista de cinema, norte-americana, resolveu autorizar uma biografia. Esta estava sendo escrita por um homem íntegro e comprometido com a verdade, o que aliás, tem sido raro nesses meios. Além de biógrafo esse autor revelou-se um genealogista de vulto. Arregaçando as mangas realizou notável trabalho, garimpando com cuidado, exatidão e esmero, toda a ascendência da artista.
Deparou-se, entretanto, com um problema. Não para ele mas sim para a atriz... e bem provavelmente para o seu fanático e obcecado fã clube! Entre os ancestrais em linhagem patronímica direta, o genealogista descobriu alguém que havia cometido um crime hediondo e notório e que em virtude disso, fora condenado tendo recebido a pena capital pela cadeira elétrica.
E agora? Primando por um trabalho sério e responsável e não querendo expor de forma leviana e sensacionalista a imagem da artista, ele a procurou. Narrou todos os fatos envolvendo o tão malfadado ancestral. Solicitou a opinião da artista sobre o que deveria fazer, sem entretanto comprometer a verdade. Esta, após refletir detidamente sobre a questão, resolveu solicitar-lhe que não mencionasse o fato em sua história familiar. Caso isso não fosse possível, que fizesse apenas um referência "en passant" acerca do fato.
Tempos mais tarde estava concluída a obra! Notável obra, que marcou indelevelmente tal gênero da literatura!
Revelou a grandeza do biógrafo; enalteceu a biografada! Porém, nos meandros da genealogia e história familiar da renomada artista, em certa altura lê-se a sucinta referência:
" Entre o seus ancestrais, não podemos deixar de registrar uma figura que ficou nacionalmente conhecida! Ele ocupou a cadeira elétrica de uma das instituições mais importantes deste país! Não obstante ter sido árdua a sua missão, dela obteve redobrada energia. Entretanto, durante seu denodado esforço e sacrifício incomum, veio ele a morrer no auge do exercício dessa atividade! "
Disto tiramos uma conclusão: genealogia pode ser a arte de descender honrosamente!
Fonte: http://gens.fateback.com/gn_honrosamente.html