border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

 

ESTADO DE ALAGOAS
Sigla: AL
Gentílico: Alagoano

 

O Estado de Alagoas, localizado na Região Nordeste, abriga a foz do rio São Francisco - que demarca a divisa com os Estados da Bahia e Sergipe. Além de belas, muitas praias do litoral alagoano têm grande função ambiental, como por exemplo a praia de Peba, propícia à desova de tartarugas marinhas.

A economia de Alagoas tem o turismo como atividade cada vez mais rentável. Suas belas praias, como a de Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara, localizadas na capital, Maceió, são bastante procuradas pelos turistas. As que se localizam nas regiões costeiras, como as praias do Francês e Barra de São Miguel também recebem número expressivo de visitantes. Outro ponto atrativo é a serra da Barriga, em União dos Palmares, onde no século XVII se ergueu o Quilombo dos Palmares, o mais importante centro de resistência dos negros, no século XVII.

Cana-de-açúcar - Alagoas já foi o maior produtor de cana-de-açúcar da Região Nordeste. Além da cana, as culturas de importância econômica são algodão, fumo, mandioca, milho e côco-da-baía. No entanto, a agricultura alagoana, caracterizada pelo baixo nível de mecanização e pela pouca produtividade, tem registrado redução gradativa em suas safras durante os últimos anos.

O principal pólo industrial de Alagoas fica em Tabuleiro, na periferia de Maceió, a poucos quilômetros do Porto do Jaraguá. Surgiu com o objetivo inicial de reunir indústrias químicas. Hoje, Tabuleiro também recebe empresas de setores variados, que se beneficiam da infra-estrutura de estradas e energia existente.

Analfabetismo e mortalidade infantil - Alagoas enfrenta sérios problemas socioeconômicos. Sete dos dez municípios brasileiros mais pobres situam-se em Alagoas - inclusive o mais miserável de todos, São José de Tapera, no sertão. Ali, a taxa de crianças mortas antes de completar 1 ano de vida é das mais altas do Brasil: 71,94 por mil, e o índice de analfabetismo, de 36,28%, também é o maior do país. No estado, a porcentagem de analfabetos é a mais alta do país, abrangendo 34% das pessoas acima de 15 anos. Esse perfil pode ser comprovado no eleitorado alagoano: 78% dos eleitores têm, no máximo, primeiro grau incompleto, e um terço desse universo é de analfabetos. A mortalidade infantil é a mais alta do país: 66,13 crianças em mil morrem antes de completar 1 ano de vida. A taxa nacional, alta para os padrões internacionais, é de 35 por grupo de mil crianças.


Capital Maceió



Fatos Históricos


A região de Alagoas foi invadida pelos holandeses, entre os séculos XVI e XVII. Os colonizadores,em choque com os nativos, dizimaram diversas tribos indígenas, para manter o domínio do território.
Alagoas pertenceu, na maior parte do período colonial, a Pernambuco. Transformou-se em capitania - divisão administrativa autônoma -, em 1817. Com a independência do Brasil em 1822, passa a ser província, mas mesmo depois, no período republicano, não abandona o passado colonial. Mantém as características econômicas e sociais daquele período: economia agrícola, pequena industrialização e sociedade dependente do poder e da proteção dos coronéis.

A economia alagoana recebe benefícios do governo federal, a partir da década de 60, passando a desenvolver a exploração do sal-gema e a prospecção e produção de petróleo.

Dados Gerais

Localização: Região Nordeste
Área: 27.818,53 km2
População: 2.822.621
Relêvo: planície litorânea, planalto ao Norte e depressão no centro
Ponto mais elevado: serra Santa Cruz (844 m)
Rios principais: São Francisco, Mundaú, Paraíba do Meio.
Vegetação: floresta tropical, mangues litorâneos e caatinga.
Clima: tropical.
Hora local: horário de Brasília
Capital: Maceió
População: 797.759
Data de fundação: 16/9/1815

 

Dados estatísticos,  visite o site: http://www.ibge.gov.br/



GENEALOGIA

 

Contamos com a sua ajuda!!!

Antonio Freire da Silva
Antonio Miguel Freire 
Antonio Gonçalves Freire 1
Antonio Gonçalves Freire 2
Caetano José Freire
Domingos Gonçalves Freire
Gertrudes Freire
José Gonçalves Freire
João Francisco Freire
João Balbino Freire
Justino Freire Mateiz
Maria Freire Viana
Maria Freire
Marcelino José Freire
Marília Freire
Marcolino José Freire
Nicolau Freire
Sebastião Pinheiro Freire
Sebastião Pinheiro Freire (homônimo?)
Zelda Freire

Essas e outras Genealogias estão disponíveis nos arquivos do Grupo.
Associe-se para ter acesso a todas elas e colabore conosco, juntando-se à todos nós.

Associação Gratuita