border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

Biografia de  

Anamaria Nunes Vieira Ferreira

Anamaria Nunes Vieira Ferreira, nasceu em 01 de abril de  1950 na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Reside atualmente em  Maricá no estado do Rio de Janeiro, é Escritora, Dramaturga, Diretora Teatral e Roteirista, formada na Faculdade de Letras da Uff, de 1979 a 1982, filha do Dr. José Bento Vieira Ferreira nascido em 21 de julho de 1922 em Nova Friburgo no estado do Rio de Janeiro e falecido em 19 de novembro de 1966 em Petrópolis no estado do Rio de Janeiro era Desembargador formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, casado com Maria Stella de Gouvêa Nunes, nascida em 01 de fevereiro de 1947 em Niterói 03 de julho de 1928 no Forte de Itaipus, na cidade de São Vicente no Estado de São Paulo, filha de Oscar Severiano Bastos Nunes e Zélia Borges de Gouvêa, foi uma Premiada Artista Plástica participante de diversas exposições de pintura.

Seus pais tiveram os seguintes filhos:

1- Fernando Ricardo Nunes Vieira Ferreira, nascido em  25 de novembro de 1947.

2- Antônio Luís Nunes Vieira Ferreira,  nascido em 10 de novembro de 1948.

3- Anamaria Nunes Vieira Ferreira,  nascida em 1 abril de 1950 em Niterói (RJ).

4- Sérgio Eduardo Nunes Vieira Ferreira  nascido em 6 junho de 1952.

5- Ângela Maria Nunes Vieira Ferreira, nascido em 24 outubro de 1953.

6-Carlos Alberto Nunes Vieira Ferreira, nascido em 15 de março de 1964.

 


Biografia de  

Joaquim Isidoro Freire de Mendonça

 

Joaquim Isidoro Freire de Mendonça nasceu em 18 de Agosto de 1756, em Recife. Era advogado por provisão de Dona Maria I, de 22 de Fevereiro de 1797, para advogar pelo tempo de três anos em São Luís do Maranhão. Foi Procurador Geral dos Índios, em Recife, segundo documento do Arquivo Ultramarino encontrado na Torre do Tombo (citado mais abaixo) por seu descendente, o pesquisador português João Cordovil Cardoso, nomeado pelo Capitão General do Estado do Maranhão e Piauí, D. Fernando Antonio de Noronha, em 10 de Abril de 1795. Joaquim era filho de  Luis Freire de Mendonça, Capitão dos Auxiliares de Pernambuco, em 1750, e Escrivão em Vila Viçosa Real, em 1759, casou em 3 de Abril de 1775, com Dona Maria de Santa Ana e Oliveiranascida em 25 de Janeiro de 1758, em Recife. Foram Pais de: 

1-  Luiz Freire de Mendonça Zuzarte Santa-Maria, nascido em 1783, em Recife de Santo Antonio de Pernambuco. Certidão de Batismo em conclusão resta dizer que o documento que serviu de base ao assento de baptismo de Luis Freire de Mendonça Juzarte de Santa Maria, em Santarém, refere que ele foi baptizado na “freguesia do Recife de Santo António, Bispado da cidade de Pernambuco em o anno de mil setecentos oitenta e três porquanto justificou neste juizo o referido baptismo requerendo-me que visto ter sido sempre neste Reino a sua residência na dita freguesia de S. Nicolau”. (J. Cordovil Cardoso ). Residia na Freguesia de São Nicolau, Portugal. Casado com Dona Mariana Rita Gameiro, em 29 de Dezembro de 1841, na Igreja de São Nicolau, Santarém, filha do Dr. Joaquim José Gameiro e de Dona Catarina Inácia Rosa, nascida em Salvador, Santarém, e neta de Belchior Soares e Rita Inácia e de José Antonio Gameiro e de Maria Queitana (Gueitana), nascida em 1783, em Recife de Santo Antonio de Pernambuco . 

2Catharina de Senna Freire de Mendonça, nascida em 1776, em Recife, Pernambuco. Casada em 5 de Fevereiro de 1798, em Pernambuco, com o Tenente Coronel Miguel Inácio Ferreira. Foram Pais de: 

1- Pulqueria Amália Ferreira 
2- Henriqueta Cândida Ferreira 
3- Fernando Luis Ferreira
4- Henrique Cândido Ferreira
5-  Luis Fernando Ferreira
6- Maria Amália Ferreira
7-
Catharina e Miguel Ignácio foram meus 5o. Avós. 

 

Informações Genealógicas

Nos documentos  arquivados na Torre do Tombo, João Cordovil Cardoso, natural e residente em Portugal, descendente de Joaquim Isidoro e do seu filho Luiz Freire de Mendonça Zuzarte de Santa Maria, encontrou os seguintes dados: 

Que Joaquim Isidoro Freire de Mendonça era assistente (i.e. residia) em São Luis do Maranhão e era advogado nos auditórios daquela cidade (18/3/1797). 

Outro doc. É uma publica forma da nomeação do Procurador Geral dos Índios passado pelo Capitão General do Estado do Maranhão e Piauí, D. Fernando António de Noronha (10/4/1795). 

Ainda outro que diz “A Joaquim Isidoro Freire de Mendonça se há-de passar Provisão para advogar pelo tempo de três anos na capital do Maranhão” (22/2/1797). 

Batismo da Neta, Livro B10, Igreja de São Nicolau, Santarém, Fl. 13VArquivo Nacional da Torre do Tombo

Álbum de Portugueses e Brasileiros Eminentes,fascículos 17 e 18, p. 33 

 

Fonte: Redação e pesquisa elaborada por Anamaria Nunes Vieira Ferreira